sexta-feira, 2 de julho de 2010

As palavras tem poder?

Na minha última aula de Literatura, antes do São João, a professora falou:"A palavra tem poder! Então, cuidado com o que vocês falam." e citou como exemplo o que aconteceu com a professora de Espanhol. Ela disse, antes de viajar, o seguinte:"Nem Deus me impede de fazer essa viagem!". Alguns dos professores e coordenadores que estavam presentes quando ela disse isso retrucaram e repreenderam. Falaram também que certas coisas não podem ser ditas. Ou seja, desaficar deus (com letra minúscula mesmo).
Na volta da viagem, o carro em que minha professora de Espanhol se encontrava sofreu um acidente. Um carro bateu na traseira, assim, causando a capotagem do carro. Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas, inclusive ela. Segundo a professora de Literatura, isso tudo aconteceu por causa do que ela disse antes da viagem. Muitas pessoas concordaram com o que ela falou, mas eu imediatamente pensei ao contrário. "Seria esse deus um deusinho qualquer? Que mata inocentes, intolerante e mau?". Muitas pessoas acreditam que por (supostamente) ele ter criado tudo, como Adão e Eva, que comeram a maçã que ele mesmo deixou que colocassem lá, que por eles terem comido a maçã foram culpados e com eles o resto de toda humanidade inocente, e que tiveram vergonha de estarem pelados na frente um do outro (sendo que eles não sabiam nem o que era sexo.) Ah! Enfim... Acho que algumas pessoas já sabem meu posicionamento quanto a isso.
Ela também disse que palavra de mãe tem poder e que tudo que ela fala acontece. Bom, eu acho que não tem mistério atrás disso e que palavra de mãe (ou de ninguém) tem esse poder. As mães não são adivinhadoras, apenas já viveram tudo o que nós vivemos e vamos viver. O mundo é o mesmo e os problemas contidos nele são os mesmos. As mães sabem que "quem se mistura com porcos, farelos come" e que "quando o gato não está em casa, o rato passeia na mesa". Ninguém está isento de perigo. Por exemplo: Você ganha uma bicicleta nova, que nem andar direito você quer pra não gastar o pneu. Certo dia, sua mãe pede pra você ir no mercado e você vai com a bicicleta. Antes de você sair, ela diz: "Cuidado para não roubarem a bicileta! Se roubarem você não ganhará outra." Você não liga e vai assim mesmo. Você entra no mercado e deixa a bicicleta na porta, sendo que você mora em uma periferia bastante violenta, que quando "os zomi" chegam não querem saber quem é culpado ou inocente. Pé na porta! Quando você volta, sua bicicleta não está mais onde você a deixou. Por que será que ela vou roubada? Por que sua mãe previu que ela seria roubada ou por sua burrice por deixar uma bicicleta nova de graça para os ladrões? Qual seria a opção mais racional?
Tudo depende do que existe à sua volta. Certamente se fosse em um bairro nobre, a probabilidade da bicicleta ser roubada seria menor, mas não nula. Imprevisível é viver.
As palavras não possuem poderes. As pessoas, sim, tem poder sobre as suas vidas. Se uma pessoa diz que a vida dela será uma desgraça, ela será, mas não por causa das palavras, mas sim por causa do fracasso interno. Pelo que ela decidiu ser (ou não ser)."A ofensa é pessoal."



Caíque Matos @caiquematos

8 comentários:

Well Saantos disse...

Concordo plenamente! Em absolutamente tudo.

Reflitam, você faz você!

Unknown disse...

Caah, adorei o seu texto.Isso tudo é muito verdade ! Eu sempre acreditei nesse "poder das palavras". Caíque e Thiago, o blog tá muito massa.

Mundo Pop disse...

As palavras refletem oq nós somos.."se vc diz que sua vida vai ser um desgraça, sua vida é".É engraçado como as pessoas desafiam Deus eu tudo..uma coisa só não vai acontecer se ELE quiser, pq ELE é o poder maior.Atualmente as pessoas ñ se importam mas com que eles dizem,parecendo que tudo que falamos e fazemos é "NORMAL", não é. Como disse o @Wellsaantos ,você faz você, O blog tah oooootimo !! Parabéns meus amigoos *-*

Luciano Marins disse...

Tá ótimo o blog.
Parabéns meninos!
Muita inspiração pra vcs.

Jim Medina disse...

Bom texto, cara...De fato, é uma maneira muito irracional levar a vida desse jeito....

Olhar a vida primeiro com olhos criticos não quer dizer necessariamente neglicenciar o lado espiritual, mas as pessoas não pensam assim...Vai saber...

Parabens pelo texto...
Abraço

Raniel Júnior disse...

Não necessariamente as palavras têm poder, mas sim a intenção na qual as pronunciamos. A intenção e o desejo é que move forças a nosso favor ou contra. Quantas vezes queremos muito que uma coisa aconteça mas no fundo um pensamento negativo toma conta da nossa mente e assim, negativamente, aconteçe.
Eu, particularmente, acredito na lei do Universo que diz que você pode conseguir o que quiser contanto que deseje de forma correta, seja pra conseguir uma coisa boa ou ruim. Não adianta falar uma coisa e intencionar outra, palavras não tem poder algum, o desejo sim.
Acredito na força espiritual chamada Deus (não no 'ser' deus) e que ele deixa de livre arbitrio as nossas escolhas sobre a terra e que tudo que nos aconteçe é consequência dos nossos atos e não acho correto culpa-lo pelo nosso fracasso. Cada um faz da sua vida o que deseja.

Tiago Correia disse...

Gostei do texto, belo por sinal. Apenas nao vou desafiar DEUS, jamais. Isso porque ele e quem manda e desmanda, as minhas atitudes vao refletir na minha vida ( com certeza ), mas nao vou soar nenhuma palavra que va de contra aos principios do ser superior.
Enfim, cada qual tem sua ideia, e pensa de uma forma bastante singular, nenhuma ideia e caule, nenhum ser e impar... Termino aqui, com algumas ideias...
Abraco caique!

Anônimo disse...

Mesmo que você não acredite de Deus, é nome próprio, logo é erro gramatical escrever com letra minuscula só por sua raivinha.
É bem provável que você nunca leu a Bíblia, em nenhum lugar está escrito que Adão e Eva comeram uma 'maçã', o que está escrito é que era um 'fruto'. E tem uma história muito grande que você não conhece e infelizmente fala como quem conhecesse. E inocente nos dias de hoje, nem mais as crianças são.